Foi enviado ao grupo, um kit de 25 documentos da
empresa MCEbyte - Viagens turísticas.
Antes de tudo, nós, dos Arquivos Anônimos,
verificamos se os documentos entregues eram documentos de arquivo de acordo com
os princípios da Arquivologia, e levamos em conta que nós éramos os produtores
arquivísticos.
Separamos os documentos em grupos comuns,
definindo suas espécies, formatos, suportes, gêneros e sinais de validação.
Depois, classificamos os documentos de forma numérica, e por último, definimos
sua destinação final.
Veja:
GRUPO 1 - FICHAS FUNCIONAIS
à É um documento de
arquivo
> Espécie: ficha funcional
> Formato: folha avulsa
> Suporte: papel
> Gênero: textual e fotográfico
> Sinais de validação: timbrado
> Classificação:
100 – Recursos Humanos
100 – Recursos Humanos
100.1 – Empregados
100.1.1 – Ficha Funcional
> Avaliação:
Guarda: 100 anos. Destinação final: eliminação
GRUPO 2 - TABELA DE PREÇOS
à É um documento de arquivo
> Espécie: Tabela de Preços de 1989 das viagem virtuais
> Formato: folha avulsa
> Suporte: papel
> Gênero: textual
> Sinais de validação: timbrado
> Classificação:
200 – Financeiro
200 – Financeiro
200.1 – Tabela de preços
> Avaliação:
Guarda: 5 anos. Destinação final: eliminação
GRUPO 3 - NOTAS FISCAIS
à É um documento de arquivo
> Espécie: Nota Fical de venda ao consumidor - 2ª via: emissor
> Formato: folha avulsa
> Suporte: papel
> Gênero: textual
> Sinais de validação: timbrado
> Classificação:
200 – Financeiro
200 – Financeiro
200.2 – Notas Fiscais
> Avaliação:
Guarda: 6 anos. Destinação final: eliminação
GRUPO 4 - CONTRATOS
à É um documento de arquivo
> Espécie: Contratos referentes ao pedido de adesão das viagens virtuais
> Formato: folha avulsa
> Suporte: papel
> Gênero: textual
> Sinais de validação: timbrado
> Classificação:
200 – Financeiro
200.3 – Contratos
200.3.1 – Pedidos
> Avaliação:
Guarda: 5 anos. Destinação final: eliminação
GRUPO 5 - PANFLETOS
à É um documento de arquivo
> Espécie: Panfletos de divulgação das viagens virtuais
> Formato: folha avulsa
> Suporte: papel
> Gênero: textual e imagético
> Sinais de validação: timbrado
> Classificação:
300 – Marketing e Publicidade
300 – Marketing e Publicidade
300.1 – Panfletos
> Avaliação:
Guarda: permanente (valor histórico)
GRUPO 6 - IMAGENS ENCONTRADAS NA GAVETA DO DIRETOR
à Não é um documento de arquivo
> Avaliação:
Eliminação
____________________________
Att,
Arquivistas dos Arquivos Anônimos
Referência imagem: http://globomidia.com.br/produtos/cerveja
Nome: Ivi Borges de Oliveira
ResponderExcluirMatrícula: 11/0031598
Achei interessante a ideia de identificar o documento pela imagem, ficou bem organizado e mais fácil de entender o que o grupo pretendia. Porém, ao meu ver, o pedido não poderia ser considerado um tipo de contrato pois ele não exprime as obrigações das partes, é somente um documento que registra o serviço que foi escolhido pelo cliente. Outro ponto interessante foi que o grupo classificou utilizando o Código de Classificação do CONARQ, que não leva em conta a organicidade dos documentos.
O grupo utilizou um modelo quase usado pela maioria dos alunos de DTD. A análise diplomática foi completa. Como meu modelo o mesmo, indico apenas duas mudanças no plano de classificação: no 1° documento eu retiraria a empregados e no 2° documento retitaria a data, acredito que não seja necessário. Taçvez a minha avaliação fique um pouco compremetida pois meu exercício está semelhante a esse.
ResponderExcluirAchei muito interessante a proposta de classificação do grupo. A análise diplomática muito próxima ao meu ver das diretrizes que Janice fala em seu texto na pag 18 e 19 sobre, os elementos característicos dos documentos.
ResponderExcluirUma análise rápidra, prática e bem eficiente. O plano de classificação também, bem certinho e deve ter sido baseado nos planos de classificação do Conarq.
A ideia de usar as imagens dos documentos antes da classificação ficou muito boa,além de ter contribuído para o melhor entendimento das descrições feitas.
ResponderExcluirApesar de ter seguido o modelo da maioria dos grupos, achei a análise diplomática bem completa e seguindo os padrões apresentados em sala de aula e no texto base.